terça-feira, 12 de agosto de 2014

Evasão Escolar

EVASÃO ESCOLAR



A evasão escolar  é como um vírus que se instala no aluno a partir do momento em que ele não encontra respaldo, nem objetividade naquilo que faz na escola. Relembramos que nosso modelo de escola é tradicional e visa reproduzir os valores sociais vigentes. Nossa escola é simplesmente reprodutora não é transformadora, então novamente vem à baila as conversas e suposições de que mudando os jogadores ganha-se o jogo. 

Não é bem verdade, pois se não houver estratégias, táticas que o técnico aplica e jogadores competentes e suficientemente pagos para isso o jogo continuará empatado ou até mesmo será perdido para o time da evasão. O período integral tem sido colocado como o salvador da pátria no quesito evasão escolar. Mas será que somente isso resolveria?

 Hoje em dia, sem a escola integral o que temos é a evasão de professores nas escolas regulares. São muitas faltas médicas, pois o professor está doente. São professores substitutos despreparados e que apenas entram em sala de aula para cumprir o horário sem se importar se tem que dar aula ou não. São alunos que veem à escola apenas para cumprir agenda, pois senão a Bolsa Família será cortada.

 Os currículos escolares não dão conta da necessidade atual em que pais ausentes não educam seus filhos sobre a necessidade da escolarização. É o sistema acusando o professor por tudo isso e ainda lhe impingindo a pecha de incompetente. É a sociedade cobrando, dos professores, a responsabilidade, que deveria ser dos pais, ou seja, de dar educação aos seus filhos.

Então? Será que só mudar par período integral resolveria, ou teríamos que fazer algo mais profundo?

Leia na íntegra a reportagem, e comente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário