quarta-feira, 18 de maio de 2016

NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SEN. MAGNO MALTA E A OSPB PROIBIR DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO É ILEGAL


NOVO MINISTRO DA EDUCAÇÃO SEN. MAGNO MALTA E A OSPB PROIBIR DISCUSSÃO SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO É ILEGAL


As principais notícias sobre a educação no Programa E Agora José?

Programa do dia 15/05/2016


Novo Ministro da Educação Magno Malta e OSPB e discussão de gênero nas escolas


O "Programa E Agora José? Um programa que discute a educação" do dia 15/05/2016 trouxe o debate sobre:

  • Novo Ministro da Educação, Dep. Mendonça Filho e suas concepções ideológicas.
  • Senador Magno Malta afirma que tem saudade da época em que tinha OSPB nas escolas.
  • Planos Municipais e Estaduais não podem proibir as questões de gênero, porque contrariam as Diretrizes Nacionais da Educação.





Entendemos que o novo Ministro da Educação, Dep. Mendonça Filho deve ampliar os repasses de verba pública para o setor privado. As concepções e os projetos trazidos até o presente momento demonstra que o deputado apresenta uma visão liberal e pouco entende da área da educação. Uma das propostas do deputado é a de alterar a LDBEN colocando a obrigatoriedade das escolas públicas alfabetizar as crianças até os 6 anos de idade.


A segunda discussão é uma breve análise sobre as falas do Sen. Magno Malta. O Sen. deu uma declaração dizendo que sente falta da disciplina de OSPB (Organização Social e Política Brasileira) nas escolas. Declaradamente conservador, em defesa "da família" e dos "bons costumes", o senador conhece muito bem os motivos desta disciplina ter existido durante o período do governo militar. No nosso entender, o que o Senador sente falta é dos tempos da ditadura militar. Nessa mesma linha, muitos outros políticos conservadores apresentam seus projetos de lei na tentativa de cercear qualquer forma de liberdade de expressão e de impor suas convicções religiosas.


Por fim, discutimos (novamente) sobre as questões de gênero. A onda conservadora que está assolando o Brasil vem impedindo com que as escolas discutam os problemas que envolvem as questões de gênero. Várias casas legislativas vem apresentando projetos de lei impedindo ou proibindo que se discutam nas escolas. Novamente vemos a imposição de valores religiosos predominando sobre a liberdade de ensinar e aprender, respeitando a pluralidade de concepções e ideias.

Basicamente essas forma as discussões. Abaixo segue o vídeo disponível no youtube para que você possa ouvir nossas discussões enquanto navega pela internet.

Esperamos que você tenha um bom programa e que lhe traga ótimas reflexões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário