sexta-feira, 17 de maio de 2019

Como estudar lei para concurso

COMO ESTUDAR LEI PARA CONCURSO


Uma das principais dificuldades que nós, professores, encontramos é no estudo das leis. Vamos combinar que estudar lei para concurso não é fácil. Via de regra, na faculdade aprendemos teorias pedagógicas, metodologias de ensino e pressupostos das nossas disciplinas (como os professores especialistas), mas.. e as leis?


A parte da legislação para a educação basicamente gira em torno de três leis. São elas:

Sendo assim, memorizar essas leis não é simples. Por isso, um dos principais métodos de estudos é pela memorização. Mas, de antemão já lhe digo: memorizar todos os artigos, parágrafos e incisos é quase impossível então, o que fazer?

Considerando nossa prática pedagógica, é importante ler a legislação e relacionar com o que estamos vivenciando. Pense nas situações corriqueiras da escola. Pense nos direitos e deveres dos nossos alunos. Pense, também, como a escola é organizada e administrada. Como se dá os recursos financeiros da educação? Como se dá a organização da escola? Quais são os critérios para a formação dos professores?

Das três leis citadas acima, todas as outras legislações vão derivar delas. Por exemplo: A política nacional de educação especial, as orientações para a educação inclusiva, educação étnico racial e até mesmo a BNCC. 

Se tiver bem claro na sua mente as três legislações acima, sem dúvida você vai compreender com muito mais facilidade todas as outras leis que derivam delas.

Se você pensar nesses fatores enquanto estiver estudando a lei seca (ou seja, a leitura na íntegra da lei), sem dúvida vai facilitar muito nos seus estudos.

Essa é uma das principais recomendações ao estudar lei. Seja para concurso, seja para sua vida profissional.

Tendo isso em mente, vou disponibilizar uma série de vídeos para você estudar melhor para concurso. Caso queira saber outras dicas valiosas de como estudar para concurso, clique aqui para ler um texto completo de como estudar para concurso.

Desejo ótimos estudos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário