O PAPEL DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Andando na contramão das orientações do Governo Federal e das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê a junção das disciplinas do ensino médio, esta pesquisa pode contribuir muito com o debate sobre a importância das disciplinas para formação do cidadão.
Seria muito bom se os nossos representantes no Congresso Nacional lessem isso.
Artigo de Bruna Rafaela Bobato Serejo
RESUMO:
Este artigo está relacionado a uma pesquisa (Projeto de Mestrado em Educação, que foi desenvolvido na UFGD entre 2012 e 2014, na Linha de Pesquisa Educação, Inclusão e Diversidade, com apoio da Capes) que teve como tema central a discussão sobre a contribuição do ensino de Sociologia para a construção de identidades regionais, sobretudo, como disciplina inserida no currículo para escolas de educação básica. Assim, neste recorte, inicialmente, é realizada uma reflexão sobre identidade, estabelecendo discussões sobre seu conceito e construção. Para isso, referenciamos autores como Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, abordando temas como a categorização e a identidade social. Na sequência, é proposta uma análise da contribuição do ensino de sociologia para a construção de identidades. Assim, são apresentados os objetivos que constam nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s), realizando uma reflexão sobre as competências e habilidades do ensino de Sociologia na educação básica. Tendo em vista que, a sociologia foi inserida na educação básica para ajudar o aluno a desenvolver o olhar crítico sobre a sua realidade e também sobre a sociedade.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário